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Home  /  Blog  / O que considerar para contratar um fornecedor de Serviços de Facilities?

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Toda empresa, escola ou condomínio precisa de uma gama de serviços de facilities, como limpeza, recepção, manutenção, segurança e muitos outros para se manter em pleno funcionamento. 

Antigamente era comum que elas contratassem esses funcionários diretamente, mas esse processo acabava sendo muito desgastante e oneroso.

Então surgiram as empresas de mão-de-obra especializada, também conhecidas como fornecedores de serviços de facilities (Facilities Services), que se mostraram alternativas mais práticas, eficientes e baratas.

Por meio desta terceirização, uma empresa consegue reduzir custos de logística, de RH – principalmente com encargos trabalhistas – e ainda ganha trabalhadores qualificados para cada serviço.

Mas o que considerar na hora contratar um fornecedor de Serviços de Facilities?

Você precisar tomar alguns cuidados ao buscar um fornecedor para que a sua escolha seja feita de forma assertiva e sem causar prejuízos.

Então veja abaixo 4 dicas para não errar na contratação:

1- Não escolha apenas pelo preço

Muitos gestores tendem a escolher fornecedores pelo menor preço. Mas este é um grande erro!

É preciso fazer cotações e olhar cada proposta de forma global, avaliando tudo que é oferecido, a reputação da empresa, tempo de mercado, qualificações e opiniões de outros clientes. Vale até pesquisar sobre a organização no Reclame Aqui. 

O fornecedor de serviços de facilities precisa estar preparado para atender às suas demandas e não deixar sua empresa na mão.

2- Investigue a qualificação dos colaboradores

Um ponto muito importante na hora de contratar fornecedores é checar como eles lidam com seus funcionários. Afinal, eles são a linha de frente de todo o serviço. 

É bom verificar se eles têm as certificações necessárias, cursos atualizados, se têm experiência e demais requisitos para executar suas tarefas corretamente.

3- Veja se o fornecedor atua dentro da legislação

Sua instituição é corresponsável pelas atitudes da terceirizada. Portanto, se em algum momento ela descumprir as leis, sua empresa também poderá ser prejudicada.

Para não correr esse risco, a contratante deve sempre verificar se o fornecedor está regularizado, se segue as leis e normas vigentes, se tem algum apontamento no CNPJ e se está cumprindo as legislações trabalhistas e normas de segurança do trabalho.

Para mais informações sobre o assunto, você pode dar uma olhada na Lei n.º 13.429/217, que regulamenta a relação entre contratante e contratado no mercado de Facilities Management. 

4- Fique atento às cláusulas do Contrato e ao SLA

Na hora de pensar na elaboração do contrato, lembre-se que tudo precisa estar muito bem amarrado, para evitar desgastes e problemas futuros. 

Um dos pontos principais do contrato com os fornecedores é o SLA (Service Level Agreement) ou Acordo de Nível de Serviço (ANS). Ele especifica todos os detalhes do que será entregue pela contratada, incluindo responsáveis, prazos, suporte técnico e outros detalhes.

Além disso, é importante estar atento às datas de renovação e encerramento, aditivos, multas, entre outros. 

No caso de não estar confortável com o contrato do fornecedor e não ter flexibilidade de alteração, não hesite em trocar para a sua segunda opção antes de assinar.

Dica Final

Não deixe para fazer a busca e a contratação de última hora. O ideal é ter tempo para analisar todos os itens citados acima com calma para escolher a melhor empresa. 

Aproveite para seguir nossas redes sociais e nosso site (fseduca.com.br) para obter mais informações!

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