O estudo “The Modern Workplace 2020: People, Places & technology Report”, realizado em diversos países com mais de 1.000 gestores de Facilities, TI e RH mapeou as principais tendências e desafios para o trabalho no futuro. Recentemente publicamos aqui no blog da FS EDUCA um overview sobre o estudo e em seguida falamos sobre o pilar referente a Pessoas. Neste conteúdo abordaremos mais sobre a visão de Ambientes e espaços para esta demanda flexível e colaborativa.
R.O.I e Produtividade
O gerenciamento da produtividade de um local de trabalho costumava ser sobre o controle de custos e a instalação do maior número possível de pessoas. No entanto, workplaces agora também devem oferecer flexibilidade para alterar os modos de trabalho e serem projetados para maximizar a experiência dos colaboradores. Mais da metade deles (61%) considera que isso é uma preocupação e um terço (32%) disse que um dos maiores desafios era encontrar espaço suficiente à medida que os aluguéis aumentavam.
Até que ponto você concorda ou discorda das seguintes declarações sobre sua empresa?
Desde semanas de trabalho de quatro dias a iniciativas de trabalho remoto ou uma abordagem de horário flexível, os colaboradores em um ambiente de trabalho precisam do espaço certo para trabalhar, a fim de manter níveis ótimos de produtividade e eficácia.
O aumento do custo dos locais de trabalho
A primeira questão, no entanto, está lidando com o aumento do custo de aluguel e espaço de escritório. Mais da metade dos entrevistados (61%) disse que isso era uma preocupação e um terço (32%) disse que um dos maiores desafios era encontrar espaço suficiente à medida que os aluguéis aumentavam. Isso pressiona as empresas a usarem o espaço com eficiência, mas simplesmente espremer o maior número possível de pessoas não é a resposta. Isso significaria reduzir o espaço que pode ser dedicado a áreas de descontração e colaboração e, como vimos, isso não se encaixaria na maneira moderna de trabalhar. Talvez por isso, quase metade dos entrevistados (46%) disse que sua empresa não possui a combinação certa de espaços. No geral, 31% dos colaboradores afirmam que suas empresas oferecem a combinação certa de espaços. O primeiro passo para encontrar a combinação certa é saber como sua capacidade atual está sendo usada. Se uma proporção significativa da equipe trabalha remotamente, quanto espaço é realmente necessário? Simplesmente agendar as pessoas para estarem no escritório em momentos diferentes pode significar que há espaço suficiente para todos. No entanto, quase dois quintos das empresas (38%) dizem que medir a ocupação e a utilização é um grande desafio hoje, e 42% esperam que seja um desafio daqui a três anos. Cerca da metade das empresas (52%) disse que poderia fazer mais para medir o ROI. Algumas empresas estão recorrendo à tecnologia para ajudar.
Criando locais de trabalho flexíveis
Um pouco mais da metade dos entrevistados (54%) disse que oferece espaços de trabalho flexíveis e 71% disseram que sua equipe ficou mais produtiva com uma variedade de espaços para trabalhar. A pesquisa descobriu que os locais de trabalho estão sendo projetados cada vez mais para a adaptabilidade. Áreas de descanso compartilhadas estão sendo oferecidas para que os colaboradores tenham um local informal para trabalhar, normalmente sem a necessidade de reservar. Com um espaço premium, muitas áreas precisam ser versáteis, com móveis que podem ser movidos ou removidos para que um espaço possa ser usado para reuniões de equipe, oficinas de clientes ou até aulas de ioga na hora do almoço.
Repensar a forma com que os ambientes são gerenciados é totalmente necessária neste momento. Enquanto os aluguéis sobem cada vez mais, seus talentos exigem flexibilidade. Para saber o caminho a seguir é importante se basear em dados do seu espaço. A única forma de conseguir isso é embarcando tecnologia para extrair insights e assim saber quais espaços são mais utilizados e como se adaptar para esta nova demanda.
Faça o download do estudo completo aqui.
A Wiser XP tem como propósito ajudar os clientes a otimizarem seus espaços corporativos no dia a dia, bem como, criar ótimas experiências às pessoas, aplicando tecnologias inovadoras que promovam ambientes produtivos, saudáveis e colaborativos. Selecionada pela Condeco Software, que há mais de 15 anos é a pioneira em tecnologias de agendamento de salas de reuniões e postos de trabalho, para representar suas soluções na América Latina.
A WiserXP conta com profissionais multidisciplinares e altamente qualificados, com mais de 10 anos em suas áreas de atuação, implementando diferentes soluções em mais de 200 empreendimentos no Brasil, atendendo clientes como Amazon, BNP Paribas Cardif, Tishman Speyer, McDonalds, Mars, Boehringer, entre outros. Contar com a Wiser XP como prestadora de serviços é ter certeza de que terá um atendimento exclusivo, premium, sem fricções, rápido e eficiente, além de contar com soluções inovadoras e únicas para atingir seu objetivo.