Os últimos meses foram repletos de acontecimentos que mudaram o rumo da história e agora, lentamente e com algumas recaídas, o mundo volta a girar. É verdade que nada será como antes no ambiente de trabalho: medição de temperatura, álcool gel, separação em acrílico entre mesas, distanciamento social, aviso visual de lotação no sanitário, aplicativos de agendamento de mesa … enfim, inúmeras novidades em nosso workplace.
Enquanto a economia lentamente vai se aquecendo, as empresas começam a encarar uma lista de provações para voltar com as atividades nessa nova realidade e a manutenção predial se vista como uma aliada, mais uma vez fará a diferença.
Ter um plano de manutenção era importante no passado, mas no atual cenário de equipes reduzidas e restrições diversas, ter um plano é mandatório e deve ser revisado observando se continua alinhado aos objetivos da sua organização, um exemplo desse alinhamento:
Você pode anunciar ao mundo que a qualidade do ar interno de suas instalações é saudável? Isso é relevante e faz a diferença entre seus concorrentes? Para isso, a lição de casa é ter aprendido que o sistema de ar-condicionado merece respeito, e sua manutenção está diretamente ligada à nossa saúde. PMOC impecável, limpeza de dutos, análise de ar, e talvez um aviso com os protocolos que adota.
Seus sistemas de segurança e combate ao incêndio estão prontos para proteger seu patrimônio? Claro que nosso desejo é nunca os utilizar, mas agora, mais do que nunca estes sistemas devem ser mantidos e testados com regularidade. Talvez você não precise de um detector de fumaça em um edifício lotado, as pessoas percebem a fumaça antes do detector, mas com a ocupação reduzida e nula em algumas áreas, com certeza ter o sistema operante é a diferença entre salvar ou perder; inclusive salvar o seguro patrimonial.
O alinhamento do Plano de Manutenção à missão da empresa passa pelos sistemas prediais (instalações elétricas e hidráulicas, sistemas de aquecimento, elevadores etc.) manter o básico bem feito, com algo em comum: quando pensamos em equipamentos, na sequência temos pessoas, processos, novos procedimentos e cronogramas atualizados para a próxima parada. Assim, o plano de manutenção deve levar em consideração não apenas o serviço relacionado ao equipamento em si, mas também as pessoas – entre 25 a 50%, estarão afastadas na sua empresa e no fornecedor; e todos os processos necessários que foram alterados para essa situação atual, os novos procedimentos que definem novos quesitos de segurança das equipes de manutenção, como padrões de higiene no local e de distanciamento social durante a execução das atividades de manutenção e por fim quando teremos a nova parada.
Para fechar o ciclo, vamos falar da cadeia de suprimentos, e nos lembrar que a cadeia é formada por elos que passam pelas mesmas restrições, em alguns casos ainda maiores dependendo de vários fatores. Qual é a missão crítica dentro dos seus processos, o que pode parar suas instalações e assim, quem são seus fornecedores para esta etapa do processo? Observar a importância de cada fornecedor, seja de materiais ou serviços, e entender como estes fornecedores se organizam, o que acontece se tivermos baixas por afastamento médico e qual o impacto disso tudo para o seu negócio? Essa análise te ajudará a montar um plano alternativo para a situação, e assim reduzir sua dependência de um fornecedor específico.
Por último, mas não menos importante, o uso da tecnologia. Use e abuse, sabendo sempre quem é que manda; não pode ser um fim a ser perseguido, mas um meio para se atingir graus de eficiência e efetividade maiores, além de aumentar as possibilidades de segurança na execução dos serviços. Muitas soluções novas estão à espera de serem implantadas, desde inspeções com drones até agendamentos de mesas e salas, que auxiliam no distanciamento social e na limpeza desses locais.
Na verdade, a Manutenção Predial é uma contribuição chave para manter uma agenda de crescimento financeiro na organização, e permissões sociais para operar. É a base sustentável, quando bem executada, para um retorno tranquilo da operação, quando as pessoas buscam evidências de segurança e cuidados no ambiente de trabalho. É fazer bem feito com compromisso e cuidar da imagem e da reputação da organização!
Irimar Palombo – Head de Infraestrutura do SESC SP – Pres. Executiva ABRAFAC (gest. 2021-2023)