Estamos em uma era em que não é possível vislumbrar a vida sem a tecnologia. Ela está presente no nosso dia a dia, no nosso trabalho, na nossa casa, nas ruas… É raro encontrar um lugar hoje que não disponha de algum recurso tecnológico para auxiliar a atividade humana.
Os dispositivos móveis hoje são quase uma extensão do corpo humano. Estamos sempre ligados, conectados e, para saber o que acontece ao nosso redor e no mundo, basta alguns poucos movimentos e toques para ter tudo ali, literalmente na palma da mão.
No setor de facilities, ocorre o mesmo. Aliás, se é diferente, é por que trata-se de um setor que tem potencial de ser pioneiro e ditar tendências que, algum tempo depois, chega ao dia a dia de cidadãos comuns, seja em casa ou na rua. Nas construções e instalações mais modernas é onde podemos encontrar tecnologias sendo testadas e avaliadas para partirem para o mercado e distribuição.
A tecnologia na área de facility management – gestão de facilities
Hoje, a tecnologia é quem dita os modelos e formatos em que construções são geridas e desenhadas. Com soluções de realidade virtual e aumentada, por exemplo, é possível visualizar e, virtualmente materializar, todo um projeto e construção antes mesmo de começar.
A biometria e sensores de presença tornam simples e rápidas a identificação e autenticação de indivíduos em um determinado espaço, seja pela leitura das digitais no dedo, dos olhos ou por reconhecimento facial.
Drones têm sido bastante utilizados para fazer leituras de toda a infraestrutura de um edifício, possibilitando acesso a imagens térmicas e pontos que, caso sejam críticos, podem ser acionados imediatamente para inspeção e manutenção.
Estes são apenas alguns exemplos das tecnologias, soluções e dispositivos mais comuns utilizados na atualidade. Apesar de requisitarem algum investimento por parte das empresas e diretores, são recursos úteis e eficazes quando o assunto é ganhar tempo e economizar dinheiro e recursos.
Evolução tecnológica contínua para a melhoria contínua
A evolução e o desenvolvimento das tecnologias existentes é contínuo e cada vez mais rápido e intenso. O ponto aqui é como gestores, técnicos, profissionais de manutenção e facilities de modo geral podem e devem agir para integrar essas tecnologias no espaço de trabalho e fundamentarem um modelo, estrutura e infraestrutura de trabalho sustentável em termos ambientais e de negócios para a construção de um futuro bem sucedido, sempre voltado à gestão e manutenção da melhoria contínua
Esse caminho pode ser percorrido com pequenas mudanças que, ao longo do tempo, vão gerar grandes resultados. Aderir à soluções de aquisição e gestão de dados por exemplo, pode parecer um movimento simples hoje, mas que renderá frutos a médio e longo prazo para simplificar, agilizar e facilitar as tomadas de decisões, por exemplo.
A transformação digital tem permitido mais que o acesso a tecnologia, tem permitido a democratização deste acesso, fazendo com que tanto grandes e pequenas empresas e profissionais do setor de facilities possam desfrutar das facilidades e benefícios que estas soluções podem trazer e gerar como:
O reflexo destas vantagens não é somente interno. Diretores, gestores, stakeholders de modo geral e, principalmente clientes, podem contar com infraestruturas mais saudáveis, operações inteligentes, equipes eficientes e negócios mais sustentáveis.
Gestão de facilities: operações inteligentes e equipes eficientes.
Como dissemos no início deste texto, as tecnologias fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. a IoT, serviços na nuvem, sensores como a NFC e tantos outros recursos tornam o acesso à informação relevante e necessária mais simples para os profissionais do setor.
Relatórios, análises e comunicação entre sistemas e equipes torna-se automaticamente mais rápida e eficiente, com ruídos minimizados e gestão mais simplificadas de todo o trabalho feito, em execução e que será feito.
A gestão de facilities e todo o campo de mercado e atuação algo em constante crescimento e evolução. Assim como a tecnologia, o desenvolvimento é rápido e impactante. Quando integrados e usados em favor da qualidade dos serviços e operações, cria-se um ponto embrionário que pode se ramificar para toda a sociedade.
Uma mesa de escritório inteligente e automatizada é o ponto de partida para uma sala de escritório inteligente, depois, um andar inteligente, depois um smart building, ruas, quarteirões, bairros, smart cities… e por aí vai. É como aquela frase do William H. McRaven que diz: “se quiser mudar o mundo, comece arrumando a sua cama”.
Se os negócios querem ser relevantes e fazer a diferença na sociedade, a mudança e a evolução precisa partir de dentro.
(H2) O que os profissionais de facilities devem fazer (H2)
Os profissionais da área devem estar sempre cientes do que acontece no setor e desenvolver um pensamento, postura e atuação mais estratégica dentro de suas empresas.
O setor de facilities representa uma das áreas mais dispendiosas dentro de uma organização. Diante deste cenário, cabe aos facility managers, gestores e técnicos desenvolverem um pensamento e posicionamento crítico do papel e da importância que eles têm nas suas próprias organizações e não serem taxados como aqueles profissionais que aparecem apenas para apagar incêndios, mas sim, como pessoas importantes que fazem parte da estrutura e desenvolvimento do negócio como um todo.
São profissionais que auxiliam na qualidade e integridade das instalações que permitem que todos os colaboradores, clientes e dependentes de uma determinada estrutura trabalhem com conforto, segurança e possam ser produtivos e de alta performance.
A gestão de facilities não pode mais ser feita com papel, caneta e planilhas. Ela deve ser ágil, inteligente e comunicativa. A tecnologia no setor está aí para tornar os processos mais simples, a comunicação mais clara e a gestão mais precisa. Este é o caminho para que as instalações sejam mais inteligentes e os profissionais sejam mais eficientes.
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Autor:
Infraspeak – infraspeak.com.br
A solução de gestão de manutenção utilizada por mais de 40.000 equipes todos os dias.