Avisos

Non non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on.

(11) 97642-6694
cursos@fseduca.com.br
Av. Dr. Vital Brasil, 177, cj 301, Butantã, São Paulo, SP

Atendimento: Segunda à Sexta das 08h00 às 17h00 |  (11) 96368-2293

Os últimos meses foram repletos de acontecimentos que mudaram o rumo da história e agora, lentamente e com algumas recaídas, o mundo volta a girar. É verdade que nada será como antes no ambiente de trabalho: medição de temperatura, álcool gel, separação em acrílico entre mesas, distanciamento social, aviso visual de lotação no sanitário, aplicativos de agendamento de mesa ... enfim, inúmeras novidades em nosso workplace.

Enquanto a economia lentamente vai se aquecendo, as empresas começam a encarar uma lista de provações para voltar com as atividades nessa nova realidade e a manutenção predial se vista como uma aliada, mais uma vez fará a diferença.

Ter um plano de manutenção era importante no passado, mas no atual cenário de equipes reduzidas e restrições diversas, ter um plano é mandatório e deve ser revisado observando se continua alinhado aos objetivos da sua organização, um exemplo desse alinhamento:

Você pode anunciar ao mundo que a qualidade do ar interno de suas instalações é saudável? Isso é relevante e faz a diferença entre seus concorrentes? Para isso, a lição de casa é ter aprendido que o sistema de ar-condicionado merece respeito, e sua manutenção está diretamente ligada à nossa saúde. PMOC impecável, limpeza de dutos, análise de ar, e talvez um aviso com os protocolos que adota.

Seus sistemas de segurança e combate ao incêndio estão prontos para proteger seu patrimônio? Claro que nosso desejo é nunca os utilizar, mas agora, mais do que nunca estes sistemas devem ser mantidos e testados com regularidade. Talvez você não precise de um detector de fumaça em um edifício lotado, as pessoas percebem a fumaça antes do detector, mas com a ocupação reduzida e nula em algumas áreas, com certeza ter o sistema operante é a diferença entre salvar ou perder; inclusive salvar o seguro patrimonial.

O alinhamento do Plano de Manutenção à missão da empresa passa pelos sistemas prediais (instalações elétricas e hidráulicas, sistemas de aquecimento, elevadores etc.) manter o básico bem feito, com algo em comum: quando pensamos em equipamentos, na sequência temos pessoas, processos, novos procedimentos e cronogramas atualizados para a próxima parada. Assim, o plano de manutenção deve levar em consideração não apenas o serviço relacionado ao equipamento em si, mas também as pessoas - entre 25 a 50%, estarão afastadas na sua empresa e no fornecedor; e todos os processos necessários que foram alterados para essa situação atual, os novos procedimentos que definem novos quesitos de segurança das equipes de manutenção, como padrões de higiene no local e de distanciamento social durante a execução das atividades de manutenção e por fim quando teremos a nova parada.

Para fechar o ciclo, vamos falar da cadeia de suprimentos, e nos lembrar que a cadeia é formada por elos que passam pelas mesmas restrições, em alguns casos ainda maiores dependendo de vários fatores. Qual é a missão crítica dentro dos seus processos, o que pode parar suas instalações e assim, quem são seus fornecedores para esta etapa do processo? Observar a importância de cada fornecedor, seja de materiais ou serviços, e entender como estes fornecedores se organizam, o que acontece se tivermos baixas por afastamento médico e qual o impacto disso tudo para o seu negócio? Essa análise te ajudará a montar um plano alternativo para a situação, e assim reduzir sua dependência de um fornecedor específico.

Por último, mas não menos importante, o uso da tecnologia. Use e abuse, sabendo sempre quem é que manda; não pode ser um fim a ser perseguido, mas um meio para se atingir graus de eficiência e efetividade maiores, além de aumentar as possibilidades de segurança na execução dos serviços. Muitas soluções novas estão à espera de serem implantadas, desde inspeções com drones até agendamentos de mesas e salas, que auxiliam no distanciamento social e na limpeza desses locais.

Na verdade, a Manutenção Predial é uma contribuição chave para manter uma agenda de crescimento financeiro na organização, e permissões sociais para operar. É a base sustentável, quando bem executada, para um retorno tranquilo da operação, quando as pessoas buscam evidências de segurança e cuidados no ambiente de trabalho. É fazer bem feito com compromisso e cuidar da imagem e da reputação da organização!

Irimar Palombo - Head de Infraestrutura do SESC SP - Pres. Executiva ABRAFAC (gest. 2021-2023)