Avisos

Non non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on non onono nono nono nonon on.

Atendimento: Segunda à Sexta das 08h00 às 17h00 | (11) 97642-6694

Toda empresa, escola ou condomínio precisa de uma gama de serviços de facilities, como limpeza, recepção, manutenção, segurança e muitos outros para se manter em pleno funcionamento. 

Antigamente era comum que elas contratassem esses funcionários diretamente, mas esse processo acabava sendo muito desgastante e oneroso.

Então surgiram as empresas de mão-de-obra especializada, também conhecidas como fornecedores de serviços de facilities (Facilities Services), que se mostraram alternativas mais práticas, eficientes e baratas.

Por meio desta terceirização, uma empresa consegue reduzir custos de logística, de RH - principalmente com encargos trabalhistas - e ainda ganha trabalhadores qualificados para cada serviço.

Mas o que considerar na hora contratar um fornecedor de Serviços de Facilities?

Você precisar tomar alguns cuidados ao buscar um fornecedor para que a sua escolha seja feita de forma assertiva e sem causar prejuízos.

Então veja abaixo 4 dicas para não errar na contratação:

1- Não escolha apenas pelo preço

Muitos gestores tendem a escolher fornecedores pelo menor preço. Mas este é um grande erro!

É preciso fazer cotações e olhar cada proposta de forma global, avaliando tudo que é oferecido, a reputação da empresa, tempo de mercado, qualificações e opiniões de outros clientes. Vale até pesquisar sobre a organização no Reclame Aqui

O fornecedor de serviços de facilities precisa estar preparado para atender às suas demandas e não deixar sua empresa na mão.

2- Investigue a qualificação dos colaboradores

Um ponto muito importante na hora de contratar fornecedores é checar como eles lidam com seus funcionários. Afinal, eles são a linha de frente de todo o serviço. 

É bom verificar se eles têm as certificações necessárias, cursos atualizados, se têm experiência e demais requisitos para executar suas tarefas corretamente.

3- Veja se o fornecedor atua dentro da legislação

Sua instituição é corresponsável pelas atitudes da terceirizada. Portanto, se em algum momento ela descumprir as leis, sua empresa também poderá ser prejudicada.

Para não correr esse risco, a contratante deve sempre verificar se o fornecedor está regularizado, se segue as leis e normas vigentes, se tem algum apontamento no CNPJ e se está cumprindo as legislações trabalhistas e normas de segurança do trabalho.

Para mais informações sobre o assunto, você pode dar uma olhada na Lei n.º 13.429/217, que regulamenta a relação entre contratante e contratado no mercado de Facilities Management. 

4- Fique atento às cláusulas do Contrato e ao SLA

Na hora de pensar na elaboração do contrato, lembre-se que tudo precisa estar muito bem amarrado, para evitar desgastes e problemas futuros. 

Um dos pontos principais do contrato com os fornecedores é o SLA (Service Level Agreement) ou Acordo de Nível de Serviço (ANS). Ele especifica todos os detalhes do que será entregue pela contratada, incluindo responsáveis, prazos, suporte técnico e outros detalhes.

Além disso, é importante estar atento às datas de renovação e encerramento, aditivos, multas, entre outros. 

No caso de não estar confortável com o contrato do fornecedor e não ter flexibilidade de alteração, não hesite em trocar para a sua segunda opção antes de assinar.

Dica Final

Não deixe para fazer a busca e a contratação de última hora. O ideal é ter tempo para analisar todos os itens citados acima com calma para escolher a melhor empresa. 

Aproveite para seguir nossas redes sociais e nosso site (https://fseduca.com.br) para obter mais informações!